Para o alto e avante! fazendo nosso próprio sofá – do zero!

Inspirações para o nosso sofá
fotos: reprodução

Tô pra ver coisa mais difícil que comprar sofá! Agora a praga nas lojas parece ser os sofás com chaise, enormes, com encosto reclinável… Se você quer uma coisa simples, limpa, simpática e honesta, sinto muito, vai penar e fritar as solas das suas sapatilhas ou então, vai pagar um preço exorbitante e irreal, pelo menos para mim que estou montando um apartamento inteirinho e cada realzinho conta. Para quem não sabe, encontro-me numa empreitada decorativa, a passo de tartaruga, é verdade, e cansei das lojas! Cansei! Sempre as mesmas tendencinhas, as mesmas cores, os móveis tabaco, as combinações de preto, branco e vermelho, os vasos combinandinhos irritantes, os quadros na parede horrorosos. Volto pra casa e tenho pesadelos, me vejo trancada para todo o sempre num desses apartamentos decorados, com iluminação de loja (milhares de spots entuchados no teto rebaixado), painéis de MDF tabaco e branco atrás da TV e na cabeceira da cama, socorro! Gente, precisamos de libertação, dar-nos a oportunidade de fazer as coisas diferentes, recusar os modelos prontos que grassam por aí!

Aí que resolvemos, num momento de pouca lucidez (só pode ser!), fazer nosso próprio sofá! A princípio rolou uma certa descrença e ceticismo, mas o que a gente tem a perder, certo? Na pior das hipóteses, a gente aprende alguma coisa, ri da experiência e conta para os filhos :D

O marido já fez cadeira, mesa, cama, estante, cômoda, aparador, mas nunca uma peça estofada tão grande. Mega-desafio! O principal “contra” dessa vez vai ficar por conta do espaço reduzido que temos. Eu sempre penso que as limitações são o maior incentivo à criatividade. Em vez de reclamar e estagnar, a gente deve é queimar as pestanas e resolver, matar um problema por dia e voltar pra casa realizada com essas pequenas conquistas diárias. Felicidade tem muito a ver com isso!

O sofá vai ter estrutura de madeira e vai ser estofado depois (essa parte vai ficar com um tapeceiro, porque o marido pediu arrego). É um sofá convencional, linhas retas, com pés palito em madeira e tecido que ainda vou escolher (espero que eu dê sorte nessa parte e ache um tecido leeendo e digno!). O esquema vai ser o mesmo que já adotamos algumas vezes: chapas de madeira compensada pré-cortadas. A idéia é mandar cortar tudo na própria loja e sair de lá com todas as pecinhas prontas para montar. O desafio vai ser conseguir montar tudo num apartamento pequeno. Eu poderia usar a casa de minha mãe, ela tem muito espaço lá, mas como queremos demonstrar que dá para fazer esse projeto num espaço diminuto, ou seja, em tese, qualquer um pode fazer, resolvemos abraçar com muita fé o projeto!

Vão acompanhando a saga do sofá! Em breve, novo episódio!

21 comentários sobre “Para o alto e avante! fazendo nosso próprio sofá – do zero!

  1. Oi, Emy! Adorei a ideia do sofá. Também fujo do convencional, misturo tudo e não trocaria meu sofá por nada do que vejo hoje na cidade.

    Eu acho que dá pé sim construir o seu sofá no apartamento. Hoje as empresas cortam a madeira como vc disse e as revendas de espuma também, facilitando muito o nosso trabalho.

    Estou torcendo pelo tecido perfeito!

    Bjs

  2. Concordo totalmente com a sua opinião: a decoração (e a moda tb) às vezes parece um pesadelo! Coisa de psicopata! Tudo igualzinho, uniformizado. Eu não gosto! Quer ver me deixar desanimada são os “jogos”: jogo de cozinha, jogo de sala, jogo de quarto… Eca!

    Enfim… Gosto não se discute! :-)

    Boa sorte no sofá! Gostaria muito que meu marido tivesse este talento para marcenaria… Acho muito legal!

    beijo!

  3. oi Cacau, tb sofro pra comprar roupa, viu! Sofro mais, porque eu costuro e não tenho tempo de fazer todas as roupas q quero pra mim… e me dá canseira bater perna em lojas e não achar nada q eu goste (sou chatinha!) bjo

  4. UAU! Parabéns pela iniciativa! Eu tô pensando em fazer uma capa pro meu sofá há tempos e ainda não criei toda a coragem por causa de não ter nenhum espaço aqui, nem pra abrir minha máquina… Vou acompanhar com carinho; vai que eu animo, né? Um abraço e obrigada por compartilhar.

  5. Nossa, q coisa mais chique fazer o seu próprio sofá!! Fazer td do jeitinho que vc deseja, como diz naquele famoso comercial, “não tem preço!”..rs Adorei a ideia e sucesso no projeto!! Bjs

  6. Nossa que legal adoro ver seus projetos tomando corpo e admiro vocês por arregaçar as mangas, eu também estou com problemas para encontrar um certo armário que está difícil já fiz um projetinho, mas o pessoal sempre me desanima falando que dá mais trabalho montar do que se ajeitar com qualquer um, ainda estou sem armário e na caça se realmente não achar vou fazer, um abraço.

  7. Oi Isabel, não desanima, não! Quase todo mundo põe a gente pra baixo dizendo que não vai dar certo ou q não compensa, mas no final quando a gente vê o móvel do jeitinho que a gente quer, vale muito a pena! Além do mais, se a peça for bem feita, ela vai durar muitos anos ;D

  8. Boa noite? tudo bem?que bom, Agora senti firmeza vou concertar meu sofa antigooooooooooo so 40 anos!!!!!se eu puder vou te mandar a foto é do tempo que se usava um de tres lugares e dois de um,lindo mesmo.voce não vai acreditar criei 3 filhos e so troquei o corvin 2vezes sou do tempo que 2+2 era 4 amiga sabe que voce me deu a melhor ideia do ano ja estv a cansada de ver sofa p/trocar ecomo voce diz é super dificil abraçosLiz

  9. Olá, Emy!

    Estou louca atrás de um sofá e adorei esse vinho (o de cima do lado direito) que vc colocou de inspiração. Vc lembra de onde é essa foto?
    Queria ver se descobria de onde é esse sofá! :)

    Brigadão!
    bjs
    Fernanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>