Meu inestimável cardápio semanal

Mar 07

menu.jpg

Foto: Corbis

Assunto espinhoso este… Eu, que não me considero modelo de disciplina e ordem, torci o nariz para a idéia de organizar minhas refeições. “Que isso? Imagine… o divertido é o improviso, é sacar um chuchu aqui, uma cebola e uns temperos logo ali e fazer disso uma iguaria…” Essa idéia de fazer um cardápio semanal me parecia um tanto militar, como se podasse impiedosamente o único setor da minha rotina doméstica em que eu podia ser aventureira e bagunçada. Era minha última fronteira! Pois bem, ela foi invadida e ocupada desde o final do ano passado. Encomendas mil no Tofu para dar conta, presentes para comprar, pessoas a serem atendidas, parentes para visitar, em suma, aquela esquizofrenia bizarra do Natal… entreguei os pulsos na bandeja, me rendi!

Comecei pegando uma folha de papel. Esbocei uma tabela com os dias da semana e as 4 refeições que faço ao longo do dia: café da manhã, almoço, lanchinho da tarde e jantar A grande vantagem é banir aquela ingrata e desconfortável pergunta: “O que vamos ter para o jantar?”. Tem dias que simplesmente não quero pensar nisso, não porque eu abomino a cozinha, pelo contrário, sou bem amiga dela, mas odeio consultar a geladeira e ver que nada vai com nada ou então, consultar o lado B da minha cabeça e achar ali escondido atrás da última rebarba de massa cinzenta aquela receita divina de mãe e perceber que falta um ingrediente. Ah, que inferno! Outro inestimável pró do cardápio é que ele evita que você coma bobagens entre as refeições e faz com que você equilibre melhor o que come. Por exemplo, se você se programa para fazer uma massa na sexta, você evita de fazer um prato semelhante no sábado, certo? (a não ser que seu repertório e habilidade na cozinha sejam constrangedoramente restritos e se resuma a macarrão e ovo frito, mas isso é outro problema).

Mais um plus do cardápio: programação das compras. Ah, isso é uma vantagem incomensurável, pois o tempo que se gasta nos supermercados e nas feiras não está escrito. Fora a sensação de andar em círculos e sempre parecer que está faltando alguma coisa no carrinho. É deprimente! Se você souber o que vai comer durante a semana, vai saber o que tem que comprar. É uma daquelas obviedades acachapantes que muitas vezes não nos damos conta.

No início, você vai achar que está sendo uma cretina, afinal, naquele tempo em que você está queimando os neurônios para preencher sua tabela, você poderia preparar uma refeição completa. Mas eu garanto que esse tempo aparentemente perdido vai te poupar muitas horas durante a semana. E viva o tempo livre!

Aqui você encontra o arquivo para impressão que uso em casa! Está baseada no cardápio que o Unclutterer postou mês passado, que estava bem parecido com o que usávamos aqui, só que com uma coluna chamada “Preparar para amanhã”, que é chuchu-beleza. Serve, por exemplo, para descongelar carnes e deixar grãos de molho de um dia para o outro!

UPDATE: a tempo: gente, acho q está rolando uma confusão aqui! Como está escrito no parágrafo anterior, estou disponibilizando uma planilha em branco para vocês preencherem com os pratos que vcs quiserem. Eu NÃO estou sugerindo nenhum prato, nenhum programação ou cardápio, é só uma planilha para vocês imprimirem e preencherem!

 

UPDATE 2: agora sim, posso voltar a este post e recomendar uma boa opção pra quem está atrás de pratos para compor um cardápio semanal! Vocês conhecem o Igluu? É um serviço gratuito que monta um cardápio para a sua semana e ainda permite comparar os preços dos ingredientes online e fazer suas compras! Vão lá, deem uma fuçada e divirtam-se!

Bon Appétit!

558 Comentário

  1. Estou há meses criando corangem pra fazer isso… vou aproveitar a planilha e fazer um teste pra semana que vem!
    Beijinhos

  2. amanda, respire fundo e vá em frente! Parece meio burocrático e chato no começo, mas essas pequenas resoluções nos nossos afazeres aliviam o peso que a gente carrega todos os dias… e viva a organização =)

  3. Olá…descobri o seu site hoje e estou a gostar muito!
    Tenho estado deliciada a “conhecer os cantinhos todos” e agora não resisti de comentar.

    Eu uso este método de organização de refeições há anos e sinto que é uma maravilha em todos os aspectos, ajuda imenso em tudo, seja confecção, compras, qualidade nutricional, etc.

    Também somos um casal que trabalha em casa, e há q ser organizado para termos tempo de nos focar nas coisas importantes, pois estando em casa há sempre tarefas a fazer!

    Obrigado…Vou voltar….
    Bjs e Abraços cheios de sol do Algarve -Portugal!
    ***

  4. MARCIA /

    adorei conhecer vcs. preciso muito organizar a minha vida, domestica, e pretendo começar pelo cardapio.
    já copiei.
    boa sorte!

  5. KATIA /

    OBRIGADO ESTA PRECISANDO,MESMO.

  6. Alessandra /

    Que ótimo esse modelo de cardápio, sou em casa eu marido e dois filhos e estou precisando mesmo balancear e organizar as refeições, vou colocá-lo em pratica na proxima semana..
    Depois posto aqui o resultado..
    Abraços.

  7. jacqueline /

    obrigado pela dica,vou tentar aplicar aqui em casa.se der certo eu aviso.um abraço

  8. nine (estudante de nutrição) /

    achei legal a ideia do cardapio mas o certo era fazer 6 refeiçoes,cafe da manha,lanche da manha,almoço,lanche da tarde,jantar e ceia.Tudo isso aliado a pratica de atividades fisicas e ao consumo de agua.
    abraço

  9. Carol /

    Muito legal o cardápio! Obrigada por compartilhar!

  10. Renata /

    PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!

    Quisera ter esta sua disposição pessoal, física, mental e espiritual.
    No momento me encontro extremamente absorvida na criação integral dos meus dois filhos, de 2 anos e 2 meses e o menor de 6 meses. Realmente não tenho muito tempo, nem muito menos cabeça paradesenvolver tal proeza.
    Farei um pedido descarado que, claro, você atende se quiser. Será que além de compartilhar a idéia da planilha, você poderia compartilhar comigo uma cópia do seu cardápio semanal? Para mim, neste momento atual, seria muito mais simples fazer adaptações (ou não) a partir do seu modelo, do que partir do zero.

    Agradeço desde já e parabenizo-a mais uma vez pelo site e iniciativas!!!!!!!!!!

    Renata

  11. claro, Renata! A planilha que uso está disponível lá em cima, linkado no finalzinho do texto. É só clicar, salvar e imprimir! espero que ajude! bjs, obrigada pelo carinho =)

  12. KASSIA PINHEIRO /

    a tempo procuro um cardapio semanal; otima ideia de compartilhar isso com nós mulheres modernas e preocupadas com alimentação adequada para familia. Se possivel envie o modelo da sua, se possivel….agradeço a ajuda desde já.
    abraço
    kassia

  13. parbéns sei cardápio esta realmente ótimo prabéns

  14. VANESSA /

    MEU… ADOREI!!! MAIOR MÃO NA RODA!!!
    VOU POR EM PRÁTICA JÁ NA PRÓXIMA SEMANA!!!
    QUEM SABE CONSIGO ME ORGANIZAR TAMBÉM NA CASA???

    BJSSS!

  15. silvana /

    não como muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Rejane /

    CADE O CARDAPIO??? GOSTEI MUITO DO SEU SITE. SE POSSIVEL, COMPARTILHE CONOSCO. ESTOU BUSCANDO FAZ TEMPO. BJS

  17. oi Rejane, há um link para que vc baixe o cardápio. Está no finalzinho do post =)

  18. Valeria /

    Amei !!!!!!!!!!!!!!!! Mas nao encontrei o modelo do seu cardapio, achei apenas a planilha. Vc poderia me enviar por email, por favor . Desculpe o abuso !!!
    bjs bjs bjs
    Valeria

  19. Jenifer /

    Ola! Adorei a ideia e a planilha com a coluna preparar para amanha. Muito bem pensado!!
    Tambem procurei o cardapio propriamente dito mas nao achei o link… Estou na mesma situacao que a Renata (2 filhotes pequenos = pouco sono e imaginacao pra montar um cardapio)… se vc nao se importar em envia-lo por email, eu agradeceria muuuuuuuuito!!!

    Obrigada e parabens pelo site! Uma delicia!

    beijao,
    Jenifer.

  20. Alessandra /

    Se não for pedir muito eu também gostaria de receber o seu modelo de cardápio com as refeições.
    Agradeço muito por compartilhar a planilha que já vou tentar usar este fim de semana, mas se tiver um modelinho com as sugestões de refeições aí não preciso de mais nada.
    Beijos

  21. oi Valeria, oi Jenifer, oi Alessandra,
    o arquivo para impressão está no último parágrafo do post! É só clicar nas palavras “arquivo para impressão”. O link está funcionando! Espero que o modelo de cardápio ajude na rotina de vocês! bjoca =)

  22. Azenat /

    Oie…
    Tb tenho q deixar meus agradecimentos e elogios… estou tentando colocar um pouco de organização em minha vida e ensinar meus filhos q oraganização é tudo e vc vai me dar o maior auxilio.
    Tanks

  23. andreia /

    Genialllllllllll, mas nao achei o cardapio dele com os pratos da semanaaaaa !!!!!!!!1
    rsrsrsrsrsrsr alguem pode me ajudarrrrrrrr ??????

  24. Wania Ayres /

    OLÁ, ADOREI SEU BLOG E PRINCIPALMENTE ESSE POST, POIS É O MEU CALO DIÁRIO.
    EU ODEIO TER QUE DECIDIR DIARIAMENTE O QUE FAZER PARA A FAMILILA COMER.
    SERÁ QUE VC PODERIA ME MANDAR POR EMAIL A SUA SUGESTAO DE CARDÁPIO?, CLICANDO NO ARQUIVO DE IMPRESSÃO SÓ APARECE A PLANILHA, MAS NÃO O CONTEÚDO COMO SUGESTÃO.
    mUITO OBRIGADA E SUCESSO.
    BJS,
    WANIA

  25. oi Wania e Andreia, como está escrito no post, não estou fornecendo nenhuma sugestão de pratos! A planilha está em branco para vcs imprimirem e preencherem! espero q ela ajudem vcs a se organizarem! bjs

  26. Mariana /

    Também quero o cardápio completo. Amei tudo aqui… os comentários…

    Já peguei a plenilha vazia. Agora preciso da ajuda de vcs para prenche-la.

    Acabei de casar. Trabalho em 2 lugares. Quase não tenho tempo para ficar em casa.

    Beijos de luz.

  27. Mariana /

    Ha… enviem dicas para meu e-mail:

    mariana.fidalgo@bol.com.br

  28. Estefania /

    Oi querida, também amei suas dicas a tempo procuro algo parecido, tenho 3 crianças e minha vida é um corre corre, me preocupo muito com a alimentação e já estou enjoada do meu cardapio. Por favor me mande o seu por e-mail: não conseguir ver só a planilha. Imploro… Q o Senhor Jesus te abençoe ricamente.bjs

  29. Muito obrigada pela generosidade. Estava agora mesmo com meu excel ligado e iniciando a construção de uma planilha. Ajudou muito ver a sua. Agora adapto à minha realidade e pronto. Forte abraço,
    Selene.

  30. oi Selene, q ótimo! Espero que te ajude em alguma coisa! bjs

  31. Janaína /

    Adorei teu sistema!!!!
    Há tempos procuro algo assim, que me libere desta rotina de “o que fazer?”
    Sei que outras pessoas já solicitaram o mesmo que vou te solicitar e se considerar abuso de minha parte também irei entender, mas se importaria de me enviar por e-mail um exemplo do teu cardápio semanal para me dar uma luz?
    Acho que não é tão cansativo fazer, o que mais deixa exausta é decidir, pois meu marido não quer fritura, precisa ser algo que seja fácil de aquecer no outro dia, pois faço janto, o que já fica pronto para o almoço dele.

    Desde já te agradeço imensamente!!!!

  32. Patricia /

    Olá, adorei a sua planilha e gostaria por gentileza, que me enviasse o seu cardápio, para que eu tenha uma “luz”.
    Muito obrigada.

  33. isabella /

    é muita coisa pra ler tentem diminuir tenho q fazer algo rapido

Deixe um comentário