Livros para os pequenos e para os não-tão-pequenos

Jun 19

O Eric já se mostra bem interessado quando lemos para ele. Apesar de ainda não compreender as narrativas -claro!- vejo que ele adora o fato de estarmos contando algo só pra ele. São pelas cores primárias que ele mais se interessa, tentando agarrar as ilustrações com esses dedinhos cada vez mais ágeis e espertos!

Aqui fica uma dica de ouro: há um mês pedi, pela internet mesmo, a coleção de livros infantis do Itaú, que fazem parte do programa Leia para uma criança. Gente, é gratuito, tá! Desconfiei que eu não fosse receber, vocês sabem, digrátis é sempre mais difícil… mas recebi um telefonema, respondi algumas perguntas, e dias depois o envelope estava na minha portaria! Adorei! São 3 volumes clássicos e muito bacanas: A Festa no céu, Adivinha quanto eu te amo e Chapeuzinho amarelo (este último, com ilustrações geniais do Ziraldo, parece ser o preferido do Eric). É uma opção ótima para introduzir a leitura no dia-a-dia das crianças. No site do programa, no link Almanaque, ainda tem dicas de outros livros muito legais para os pequenos. Não passo um dia sem ler alguma coisa pro meu filho, nem que seja notícia de jornal (ele parece ter interesse especial pelo noticiário policial, hehe).

Outra dica bacana é a coleção de livros do Tintim. Quem tem filhos maiorzinhos pode assistir o filme recém-lançado, que na verdade é uma compilação de alguns volumes dos clássicos quadrinhos do Hergé, e, a reboque, incentivar a leitura dos livros. As histórias são riquíssimas, despertam a curiosidade, o espírito de aventura e o gosto por descobertas. O traço e a riqueza de detalhes também são uma delícia!

Meu marido tem um certo apego ao personagem, já que foi uma das leituras de formação dele. Quando criança, ele herdou alguns livros da coleção de um primo mais velho que estava se desfazendo deles. Também assistiu à série na TV Cultura nos anos 90.

Os volumes do Tintim aí em cima vão para além-mar, para o meu afilhadinho. Espero que ajude a nutrir nele também o interesse pela ficção e por novas culturas!

Quem não conhece pode acompanhar os desenhos do Tintim que a Cultura passou a exibir novamente, de segunda a sexta, às 18h45.

 

3 Comentário

  1. Olá, eu tb recebi os livros do Itaú cultural e gostei muito da ideia. Divulguei seu post na rodada de links lá do meu blog: http://www.patitando.com/?p=144
    Ah, aproveito para dizer que adoro o blog do Tofu e as ideias que você posta por aqui.

    um abraço e boa semana!
    Pati

  2. oi Pati, curti muito os livrinhos! Fui lá te visitar, adorei! bjs

  3. Lucimara /

    Estou amando o seu blog!!! TB tenho dois japonesinhos lindos (Murilo 5 anos e Lucas 3 anos), que adoram ler! Queria te sugerir um outro blog: o pequeno leitor! Todos os livros indicados sao otimos!!!

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.